Na manhã desta Quarta-feira, 8 de Janeiro, a coordenação Provincial da AEUPA em Cabinda representado pelo seu Coordenador Walter Sibi, ladeado pelos seus adjuntos para área Social e Académica, Natália Puati e Pedro Cango respectivamente, foram recebidos em audiência pela Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu.
O encontro teve como foco a apresentação de preocupações e propostas dos estudantes universitários da Província, que buscam um diálogo construtivo com o governo para o desenvolvimento educacional e social da região.
Durante a audiência, os representantes da AEUPA destacaram diversas questões relevantes, como o surgimento de mais cursos técnicos nas instituições de ensino superior, o investimento em pesquisa científica e a implementação de projectos de extensão universitária. Além disso, foi abordada a necessidade do aumento dos horários dos autocarros no período noturno e a importância da inovação no ambiente acadêmico. Os estudantes garantiram que estão dispostos a participar activamente em actividades sociais que impactem positivamente a comunidade, como formação e treinamento de líderes Associativos, criação de Startup nas Instituições de Ensino Superior, acções que possam mitigar as alterações climáticas, feiras de saúde, etc.
A Governadora Suzana Abreu demonstrou abertura para colaborar com a associação e enfatizou o compromisso do Governo em trabalhar junto aos estudantes para atender suas demandas. A delegação ressaltou que a associação existe há 20 anos e tem se dedicado a defender os interesses dos estudantes, além de auxiliar o Governo na implementação de políticas que visem alcançar as metas educacionais.
Coordenação Provincial da AEUPA em Cabinda, aos 8 de Janeiro de 2025.